quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Semiologia Mamária



O câncer de mama vem preocupando muitas mulheres que sabem dos fatores de risco, dos tratamentos, dos meios de diagnóstico e prevenção dessa doença. Tem aumentado o número das interessadas em colher informações sobre o câncer e sobre a regularidade de realização do auto-exame das mamas, podendo desenvolver o acompanhamento da saúde e procurar assistência médica ao perceber alguma alteração da mama. Esse controle possibilita que o tratamento seja instituído precocemente dando bons resultados, evitando a evolução para outros problemas e melhorando o prognóstico da paciente.
 É indicado que o exame das mamas seja realizado no posto de saúde mais próximo. Para iniciar a consulta ou anamnese  devem ser colhidos os dados de identificação da paciente (ex: nome,endereço,idade, etc.). Durante a entrevista é imprescindível que se estabeleça uma boa relação com a cliente, informando o que será realizado durante a consulta. 
Feito isso o próximo passo é a obtenção do histórico atual de saúde dessa mulher, deve se perguntar sobre suas preocupações e seus sentimentos, e sobre suas queixas atuais. As queixas principais sobre as mamas são: dor, exantema (manchas avermelhadas, papulas ,maculas,pústulas), nódulos, massas ou outras alterações . Lembrando que essas alterações podem ocorrer tanto em homens quanto em mulheres e necessitam ser investigadas detalhadamente. Para investigação das queixas questione sobre o inicio a duração e a intensidade desses sinais e sintomas.
 A dor na mama, também conhecida como mastalgia, pode ser um achado de doença benigna da mama, não sendo um indicador confiável de câncer. Em homens a mastalgia pode ser causada por ginecomastia (aumento da mama no homem), principalmente durante a puberdade e a senilidade (idoso), ou ainda por anomalias do trato reprodutivo e doenças orgânicas do fígado, córtex adrenal, da hipófise ou tireóide. 
Perguntar a cliente se ela observou alguma alteração na mama e pedir que ela descreva detalhadamente, se ela faz uso regularmente de alguma medicação, como por exemplo, anticoncepcionais com estrógeno. Além disso, perguntar sobre outros métodos para controle da natalidade como adesivos com anticoncepcionais e uso de anéis vaginais. Pois anticoncepcionais hormonais podem causar edema (inchaço) e intensidade da sensibilidade mamária. Perguntar sobre hábitos alimentares, principalmente a ingestão de café, que está associada à doença fibrocística das mamas.
 Investigar sobre a ingestão de alimentos ricos em gordura, habitualmente apresenta-se com variações de humor, como o estresse, ou ainda o uso de nicotina (cigarro) ou ingere bebidas alcoólicas ou outras drogas. Elucidar que possivelmente esses fatores estão associados ao câncer de mama.
                Após ouvir as queixas atuais investigue a história pregressa da cliente, perceba se ela revela ocorrência prévia e massas na mama ou a realização de biopsia ou cirurgias nas mamas, incluindo as cirurgias estéticas para aumento ou redução. Se ela já teve câncer de mama, fibroadenoma ou doença fibrocística investigar outros detalhes, como, por exemplo, quando isso ocorreu e quais foram os tratamentos realizados.
De posse desses dados prossiga com a busca pela história familiar de saúde da cliente, como, por exemplo, o diagnóstico de câncer de mama ou outros tipos de câncer, em algum membro da família. A partir do que ela relatou no histórico atual a respeito da ingestão de álcool ou outras drogas, colher a histórica psicossocial da cliente e qual é o tipo de apoio familiar que ela recebe.
Após a anamnese será realizado o exame físico da mama. Nesta etapa o profissional deve ter uma postura ética para obter a confiança da cliente, reduzindo o nível de ansiedade da cliente, e fazer com que a mesma sinta se confortável para a boa realização do exame. A primeira etapa é a inspeção que pode ser:Estática, com a paciente parada, importante observar a pele da mama o aspecto a simetria as dimensões as formas a aréola e  os mamilos (identificar: mamilo protuso; semiprotuso; pseudo invertidos – quando estimulado se projeta- ; invertido , “escondido” mesmo ao estimulo não se projeta . E dinâmica , com a paciente se movimentando , pedir para elevar os braços devagar , pedir para colocar as mão no quadril .
Achados clínicos importantes na inspeção das mamas: se uma mama ficar e outra subir tem algo errado. Presença de retração na pele provavelmente causada por massa inflamatória maligna. Presença de edema com aspecto de casca de laranja com invaginações indicativo de problemas na drenagem linfática ou neoplasia mamaria. Na presença de proeminência venosa aumentada, é necessário observar unilateralmente ou não nos casos de gestação ou lactação. Durante a inspeção em que se observa mastite aguda, possivelmente causada por complicações maternas durante o processo de lactação. Ao se observar o mamilo, se o mesmo for invertido, pode ser normal ou maligno. As mamas também podem apresentar ingurgitamento (mamas sensíveis, edemaciadas e endurecidas proveniente do acúmulo de leite). Eritemas e descamações podem ser confundidos com problemas dermatológicos. Um exemplo é a doença de Paget (tipo de câncer raro dos ductos mamários, que começa com vermelhidão, invade a epiderme do mamilo, a aréola, e a pele ao redor).
Após a inspeção terá inicio a palpação. Antes de palpar as mamas, peça a cliente que deite se em decúbito dorsal (posição em que ela ficará deitada na maca olhando para cima) e coloque um pequeno travesseiro abaixo do ombro no lado em que estar sendo examinado, isso causa a protrusão da mama daquele lado, no caso da unidade não dispor desse travesseiro, palpe com a cliente em decúbito dorsal e com a mão atrás da cabeça no lado em que estar sendo examinado. È importante palpar toda a mama, incluindo a calda de Spence e a aréola.
Durante a palpação deve se buscar a presença de nódulos ou aumento da sensibilidade dolorosa, lembrando que a consistência do tecido mamário normal varia amplamente dependendo da quantidade e tecido adiposo e glandular, vale salientar que nódulos, ingurgitamento e leve sensibilidade dolorosa são sintomas pré menstruais, certifique-se  e pergunte a cliente em qual fase do ciclo menstrual ela está.
                Alguns achados anormais que podem ser percebidos nesse momento; nódulo ou massa; nódulos duros e regulares e pouco circunscritos podem ser causados por uma alteração patológica e justifica que o profissional investigue mais detalhadamente.
 Depois de palpar toda a mama deve se palpar também o mamilo, observando sua elasticidade; deve ser áspero, elástico e esférico. O mamilo também normalmente se projeta da mama. Comprima o mamilo e a aréola para detectar a presença de descarga de algum fluido. Caso ocorra descarga e a cliente não for gestante ou lactante, observar: a cor, consistência e quantidade do fluido.
Nesse momento é possível encontrar os seguintes achados anormais: descarga de leite bilateral na gravidez (galactorreia); descarga unilateral sem leite (doença mamária local).
Palpar também todos os linfonodos (pescoço, subclavicular, e axilar ). Durante a palpação dos linfonodos axilares, fazer abdução do braço, e com o  antebraço segurado pela mão do examinador. Não palpar axila. É importante lembrar que não é aconselhável realizar  exame de mama quando a mulher estiver no período menstrual, pois devido isso , é comum que as mamas encontrem se mais edemaciadas e doloridas, podendo ser confundidas com algum nódulo.
     Ao achar algum tipo de massa, é importante que se delimite o tamanho em centímetros, descrevendo a forma e a consistência, verificando a mobilidade e a sensibilidade. Se na palpação, for verificado que realmente existe algum tipo de massa ou nódulo de característica dura e imóvel possivelmente é indicativo de tumoração maligna.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário